Resumo da Política
Declaração emitida pela
Associação Americana do Coração
(Abril de 2013)
De acordo com a American Heart Association, a técnica da Meditação Transcendental é a única prática de meditação que reduz a pressão arterial.

A declaração científica * da AHA disse: "Por causa de muitos estudos negativos ou resultados mistos e uma escassez de testes disponíveis, todas as outras técnicas de meditação [incluindo Mindfulness] receberam uma recomendação de‘ Classe III, sem benefício, Nível de Evidência C ’. Assim, outras técnicas de meditação não são recomendadas na prática clínica para reduzir a pressão arterial neste momento. ”

Taxas reduzidas de morte, ataque cardíaco e derrame
A declaração científica da AHA também relatou a descoberta de que a redução da pressão arterial por meio da prática da Meditação Transcendental está associada a taxas substancialmente reduzidas de morte, ataque cardíaco e derrame.

A declaração científica da AHA conclui que os tratamentos alternativos que incluem a técnica Meditação Transcendental são recomendados para consideração nos planos de tratamento para todos os indivíduos com pressão arterial superior a 120/80 mm Hg.

* Brook RD et al., Além de Medicamentos e Dieta: Abordagens Alternativas para Reduzir a Pressão Arterial. Uma declaração científica da American Heart Association. Hipertensão, 61:00, 2013.